
6 images
Gravatá é a primeira cidade por onde a Tocha passará no dia 31 de maio
Gravatá, no Agreste, é uma das 300 cidades brasileiras que irá receber a Tocha Olímpica, um importante símbolo na história dos Jogos Olímpicos, representando paz, união e amizade. A chama, que chegará ao município no dia 31 de maio, às 7h52, percorrerá algumas das principais ruas da cidade.
Para alinhar os detalhes da recepção da Tocha foi realizada na sexta-feira (15), na sede da Secretaria Municipal de Educação, uma reunião com os diretores de escolas municipais, estaduais e particulares, com a presença da Secretária da pasta, Maria Ângela Andrade, e do Assessor Especial, Major Werner Walter. O objetivo foi sensibilizar os gestores de ensino para que envolvam toda a comunidade escolar, alunos e professores, de modo a transformar o dia 31 de maio em uma grande festa cívica, que ficará para a história de Gravatá.
O revezamento começa 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, em Olímpia, na Grécia. De lá, a chama Olímpica viaja até o Brasil, onde começa a trilhar o seu caminho rumo ao Rio de Janeiro, sua parada final. A essência do revezamento é passar a chama Olímpica de um condutor da Tocha para outro, envolvendo todo o país no clima dos Jogos. O processo de seleção dessas pessoas está encerrado e foi realizado pelo Comitê Organizador.
A chama é conduzida através das tochas, em um grande revezamento que leva a mensagem Olímpica para além da cidade-sede e que termina com o acendimento da pira na Cerimônia de Abertura dos Jogos. Como um dos principais atributos de inovação da Tocha Olímpica Rio 2016, os segmentos se abrem, revelando elementos de brasilidade: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante, com o solo, o mar, as montanhas, o céu e o sol representados nas cores da bandeira do Brasil.
Por orientação do próprio Comitê, o percurso de Gravatá só será divulgado a partir do dia 30 de abril. A cada 200 metros, acontece o revezamento da mesma. A cidade é a primeira a receber a Tocha Olímpica, no dia 31 de maio. Em seguida, Jaboatão dos Guararapes e Recife.
Fotos: Ednaldo Lourenço / Divulgação
0 Comments