Neste final de semana será realizado a 39ª edição do Festival de Violeiros de Gravatá. O evento que faz parte do calendário festivo da cidade vai acontecer a partir das 20h na Avenida Joaquim Didier, em frente a Escola Devaldo Borges, no Centro.
De acordo com o organizador do evento, Daniel Olímpio, o festival é uma forma de manter viva a tradição. “Reunimos grandes nomes de artistas nordestinos, vem violeiros do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Paraíba e também do nosso estado, e é muito gratificante ter o apoio da prefeitura, fortalece nossa cultura e dá notoriedade, estimulando a nova geração a ouvir e se interessar pelo gênero.” Falou.
Durante o festival, cada dupla irá desenvolver quatro modalidades da cantoria: as três primeiras (sextilhas; mote de sete sílabas e mote decassilábico) serão avaliadas por uma comissão julgadora. Os temas serão sorteados e os violeiros farão o improviso de acordo com o assunto retirado.
No sábado haverá apresentações e shows e no domingo será realizada a competição. Uma comissão julgadora vai avaliar os seguintes pré-requisitos: métrica, rima e oração. Todos os repentistas vão receber uma premiação em dinheiro e troféu.
Confira a programação:
Sábado 21/10/2017
Banda Didi Caruaru
Banda Fólio de Ouro
João Olímpio e Severino Soares
João Lídio e Edezel Pereira
Ivanildo Vilanova e Luciano Leonel
Marivaldo dos Anjos e Tindara
Erasmo ferreira e Miro Pereira
Sebastião Dias e Zé Carlos do Pageú
Declamador Raudênio Lima
Competição – Domingo 22/10/2017
Ivanildo Vilanova e Zé Galdino
Raimundo Caetano e Severino Dionísio
João Lourenço e Cícero Dionísio
Sebastião Dias e Zé Carlos do Pageú
Hipólito Moura e Acrízio de França
Com participação especial de Raudenio Lima Declamador
Dupla de emboladores Vem-Vem e Estrela da Poesia
Forró Pikap Turbinada
0 Comments