A Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a causa da morte da bebê de apenas 5 meses, natural do distrito de Mandacaru, não foi causada por uma reação adversa a vacina Poliomielite, como havia sido questionado.
De acordo com laudo técnico, emitido pelo médico legista do Serviço de Verificação de Óbito do estado de Pernambuco, a causa da morte da criança foi provocada por cardiopatia congênita (problema cardíaco de nascença), agravada por uma broncoaspiração alimentar, seguida de insuficiência respiratória.
A Secretaria informa que a equipe da Unidade de Saúde da Família de Mandacaru tem prestado toda a assistência necessária às famílias do distrito, em especial no caso ocorrido, inclusive auxiliando nos primeiros socorros à vítima.
A dificuldade em conseguir contato, devido ao sinal telefônico do distrito, com a Central de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), localizada em Caruaru, município responsável por gerenciar os atendimentos, prolongou a chegada da Unidade. Assim que a equipe foi acionada, encaminhou de imediato a motolância, seguida da ambulância do SAMU, prestando o devido atendimento pré-hospitalar.
A secretaria de saúde se solidariza com os familiares da vítima e está disponível para qualquer tipo de esclarecimento.


0 Comments