Educação de Gravatá em destaque no Estado. O município é o primeiro em Pernambuco a implementar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A BNCC se tornou uma lei em dezembro de 2017 e obriga todos os municípios do Brasil a adotarem este documento como referência básica dos conteúdos ministrados em todas as escolas de Educação Infantil e Ensinos Fundamental I e II.
A secretária de Educação de Gravatá, Carolina Campos, disse que “a BNCC veio para unificar e é diferente de um currículo, pois ela mostra os conteúdos gerais, as competências e as habilidades.”
Existe no Brasil um “Movimento pela Base” que é um esforço para que a BNCC seja realmente implementada, pois ela é um documento que altera a estrutura de todas as escolas públicas e particulares do Brasil. Em 2018, o Ministério da Educação (MEC), por meio da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), das Gerências Regionais de Ensino e de outras instituições, está preparando os municípios para conhecer a Base e ensinar como funciona. O objetivo do MEC é que em 2019, todos os Estados e municípios possam implementar a BNCC.
Para tanto alguns passos precisam ser seguidos, a depender do planejamento dos estados e ou municípios. São eles: Estruturar a governança da implementação, ou seja, preparar a rede para a (re)elaboração curricular e realizar estudos das referências curriculares para a produção do novo documento curricular; Colocar em prática o que foi planejado (até o momento) para que por meio de ajustes a rede possa garantir as aprendizagens previstas na BNCC; Revisar o PPP´s (Projeto Político Pedagógico) das escolas; Garantir a formação continuada dos professores, selecionar materiais didáticos que garantam de modo significativo tais aprendizagens e avaliar todo o processo.
Desta forma, Gravatá passou na frente e já implementou a Base da Educação Infantil, pulando a etapa de sensibilização, avança mais do que todos os outros municípios de Pernambuco.
De acordo com a secretária executiva de Educação de Gravatá, Íris Dias, “desde feveiro, algumas dessas ações aconteceram e outras seguem acontencendo, como a revisão da proposta curricular e dos PPP´s, formação continuada para os professores, bem como a elaboração de materiais para planejamento específico dos professores da Educação Infantil resultando na implementação da BNCC para a Educação Infantil das creches, agora no segundo semestre”.
Para normatizar a Base, o projeto político pedagógico das escolas será mudado e, de acordo com a secretária, no segundo semestre deste ano, todos os documentos já estarão prontos e as crianças já estarão aprendendo de acordo com as determinações da Educação Infantil.
Gravatá Hoje
0 Comments