Um aplicativo que auxilia no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes com deficiência está em fase final de teste para ser disponibilizado para as famílias atendidas pelo Centro de Inclusão Gravatá (CIG). Parte das atividades presenciais já foram retomadas no espaço, desde o dia 12 de agosto, mas de forma limitada, devido aos protocolos de segurança contra a Covid-19. O “App CIG” será mais um recurso que facilitará as aulas online que têm sido realizadas desde o início da pandemia.

“O app vai ajudar os pais a não ficarem perdidos nas atividades. Muitos deles dizem ter dificuldades sobre como trabalhar com os filhos em casa. Aqui, no consultório, nós dávamos algumas dicas. A partir de agora, com o aplicativo, os pais poderão acompanhar as atividades com todas as instruções. Dessa forma, o app funcionará como uma extensão do próprio CIG”, explicou o psicopedagogo Márcio Rodrigues.
O “App CIG” disponibilizará vídeos, atividades e cartilhas educativas, que podem ser impressas, e que são preparadas e adequadas para cada tipo de deficiência e por cada profissional da área específica. Ao todo, 13 especialistas do centro têm contribuído com as fases de teste para a produção do aplicativo, bem como, dez mães voluntárias que foram selecionadas para contribuir com o processo de adaptação do recurso, nesta última fase, para que, em breve, ele já possa ser disponibilizado. O objetivo do CIG é manter o uso da ferramenta mesmo após a pandemia.
Juliana Maria é mãe de Júlio César, de 8 anos, que é hiperativo e desenvolveu a fala tardiamente. Júlio é atendido no CIG desde a sua fundação em 2017 e sua mãe contou como o centro contribuiu com a evolução dele e quais as suas expectativas com o aplicativo.

“O CIG é uma família, onde a gente pôde achar um atendimento de qualidade, com profissionais capacitados e que trabalham com amor. Meu filho evoluiu demais depois do atendimento lá, graças às terapias. Por enquanto, estou testando o aplicativo. Meu filho sempre se interessa pelas tarefas. Essa foi uma ideia genial e tudo o que os profissionais passam ajuda na concentração e desempenho dele”, enfatizou.
O Centro de Inclusão Gravatá, que está localizado na rua Joaquim Souto, nas dependências do Parque da Cidade, no bairro Nossa Sra. das Graças, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.


0 Comments