O Governo de Pernambuco registrou, em novembro, uma queda de 19,3% nos homicídios em comparação ao mesmo período do ano passado. Com 239 Mortes Violentas Intencionais (MVIs), o estado alcançou o melhor resultado para o mês de novembro em 21 anos.
Este é o sétimo mês consecutivo com redução nos índices de violência, uma conquista significativa para a gestão estadual e para a população pernambucana.
Os dados foram apresentados durante a reunião de monitoramento do programa Juntos pela Segurança, que destacou também a retração acumulada de 4,4% no número de homicídios entre janeiro e novembro, saindo de 3.295 casos em 2023 para 3.150 em 2024.
Setembro e novembro se destacam como os meses com maior percentual de redução. Além dos homicídios, outros indicadores de violência apresentaram diminuição em novembro. Houve redução de 7,3% nos crimes patrimoniais, com 3.560 ocorrências, e de 11,1% nos roubos de celulares, totalizando 3.328 registros – 400 a menos que em 2023. As regiões da Zona da Mata (-12,6%) e
do Agreste (-11,2%) tiveram destaque na diminuição de crimes patrimoniais.
Esses avanços refletem o esforço integrado entre as forças de segurança e o investimento em estratégias preventivas e ostensivas.
A governadora Raquel Lyra destacou o trabalho constante para melhorar os índices de segurança em Pernambuco. “O acompanhamento semanal nos orienta a construir estratégias e ações importantes para o enfrentamento aos crimes. Alcançamos o sétimo mês de redução nos homicídios, e todas as Forças de Segurança continuarão a se dedicar para diminuir ainda mais os números. Esse somatório de iniciativas, junto
à parceria do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública, é o que nos guia para buscar a paz social em Pernambuco”, afirmou Raquel.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, ressaltou a integração das polícias e os investimentos realizados como pilares desse resultado. “Equipamentos, inteligência e patrulhas especializadas, como a Maria da Penha e a Escolar, têm contribuído diretamente para a prevenção e a redução da
violência. Esse avanço é fruto do esforço coletivo e da confiança da sociedade
em nossas ações”, declarou.
A reunião de monitoramento do programa Juntos pela Segurança contou com a presença de representantes de diversas instituições, como o desembargador Mauro Alencar, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), e o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco(MPPE), Marcos Carvalho.
O diálogo constante entre governo, instituições do sistema de justiça e sociedade é apontado como uma das chaves para o avanço nos indicadores.
Com uma gestão que prioriza resultados e integração, Pernambuco dá passos importantes na busca por maior segurança e paz social para seus cidadãos.
0 Comments